Literatura na internet

A internet modificou a maneira de pensarmos muitas coisas. O seu advento mudou a forma como nos comunicamos, como nos tornamos públicos, como as pessoas se mostram, criando novas identidades, novas demandas e novos problemas. Muitas das coisas que fazíamos ficaram extremamente mais ágeis com a rede mundial de computadores: pagar contas, fazer matrícula na faculdade, enviar e receber correspondências, publicar textos, músicas, fotos e vídeos. A internet, assim como outras tecnologias, vem redefinindo gradativamente as interações entre os seres humanos. Isso nos faz pensar que nela haja o reinado do efêmero, do passageiro, daquilo o que morre com o cessar do dia. Mas então, como podemos refletir sobre a literatura – arte da palavra que permanece – como essa vem sendo feita nesse meio? É possível conciliar o efêmero ao indelével – visto que para ser literatura há de haver algo que tenha valor em diferentes gerações? Essa é a temática principal deste blog.

A literatura é uma arte milenar, que remonta a própria invenção da escrita. A partir do momento em que a humanidade cunhou uma forma de se comunicar utilizando símbolos lingüísticos, a literatura – a arte da palavra que permanece – vem ‘servindo’ aos mais variados fins, seja a divulgação de ideais religiosos, para a narração de feitos históricos de um povo ou nação, para a permanência da cultura e da sabedoria popular, para a fruição estética, para o entretenimento etc. Cada época produziu seus meios de se expressar a palavra escrita: tabletes de argila, papiros, gravuras em pedras e metais, murais em paredes e monumentos, livros, jornais, revistas e agora o computador e a internet. O que é peculiar, então, a esse último? Há uma literatura criada especialmente para ser lida on-line?  Se sim, quais são as suas características? Trata-se de algo possível de ser integrado aos cânones literários?

É buscando responder a esses questionamentos que pedimos o auxílio do nosso leitor na nossa primeira tarefa: indique links de páginas ou blogs escritos por pessoas que publicam contos, crônicas, poesia, dramas, enfim, todo e qualquer tipo de texto que tenha sido disponibilizado na rede antes de chegar às livrarias (se é que isso é realmente possível). Você pode dizer o que achou de interessante nessa página e assim contribuir com as nossas reflexões.

Por Flávio Ricardo

Deixe um comentário