Literatura e convergência

A literatura é manifestada e acessada com frequencia por meio do texto impresso. Textos, estes, que talvez se perderiam se fossem transmitidos pelas tradições orais. Através de várias técnicas e superfícies para a grafia criadas no mundo, citando por exemplo o nanquim, os hieróglifos, a imprensa de Gutemberg, a serigrafia, textos diversos puderam ser consultados e registrados.

Com o desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir da segunda metade do século XX, uma grande profusão de contos, poesias, ficções, relatos e romances inteiros puderam convergir em suportes inteiramente novos, inclusive na internet. Há sites na rede mundial que ofererecem a adaptação literária para áudio ou ainda para vídeo.

Um destaque é o trabalho do Instituto Itaú Cultural, centro de referência em fomento a cultura sediado na cidade de São Paulo. A instituição estimula trabalhos que se referem a adaptação de literatura impressa para outros suportes e, ainda, incentiva através de alguns editais e programas a criação literária para os moldes específicos de alguns veículos, como a produção radiofônica.

Um dos projetos do Itaú Cultural é o Rumos Literatura. Nessa iniciativa o centro cultural financiou trabalhos de criação literária para rádio, as chamas audioficções. Em outro exemplo, o programa Pedra de Toque, artistas como Arnaldo Antunes e Glauco Mattoso são entrevistados pelo curador da série, o poeta e jornalista Ademir Assunção. Em cada edição do programa os compositores, cantores e escritores falam de seus processos de criação e ainda recitam seus textos para os ouvites internautas. Tudo está on-line e tem acesso gratuito.

Confira em www.itaucultural.org.br

Por Marcelo Perilo

Uma resposta to “Literatura e convergência”

  1. Flávio Says:

    Bacana essa iniciativa, sobretudo para pessoas que possuem deficiência visual. Tenho um amigo que é cego e escuta os textos pelo computador num software adaptado. Certa vez eu tive a curiosidade de escutar o negócio e é tétrico. Apesar de quebrar um galhão, escutar uma poesia ou um conto num software desses é horrível, tira toda a emoção da leitura. Creio que a disponibilização de literatura em formato radiofônico é bastante importante pra todos nós, principalmente para aqueles que mais necessitam.

Deixe um comentário